há 21 anos promovendo » educação em saúde « através das artes cênicas

Respeitabelissimo público!

Uma estória a vocês vou contar / Os Artistas do TACS vão encenar
Seja aqui ou em outro lugar / Com qualquer tema a combinar.


quarta-feira, 7 de julho de 2010

O primeiro PRÊMIO

O primeiro Festival

O teatroTACS participou do XVIII FESTIMINAS Festival Mineiro / Nacional de Teatro que aconteceu de 18 a 28 de julho de 1998 em Belo Horizonte e Betim nas Minas Gerais. A empolgação, a motivação era tanta que estravazava e não cabia em uma Besta, o boi teve que ir amarrado em cima dela, é isso mesmo, viajamos aproximadamente 100 horas em um carro utilitário tipo VAN. Éramos 12 e um só objetivo: conquistar as Minas Gerais.

Na abertura assistimos ao espetáculo teatral Um Moliére Imaginário do grupo Galpão de Belo Horizonte na praça Milton Campos e a apresentação do Grupo de Dança Capela Nova de Betim na Casa da Cultura em Betim.

O teatroTACS se apresentou no dia 21 à tarde na praça da Savassi em Belo Horizonte e foram feitas duas reportagens ao Vivo para a rede Globo. No dia 24 pela manhã outra equipe da Rede Globo entrevistou o Francisco Chagah coordenador do grupo agora no Gigante (alojamento) sobre a oficina de Técnica Vocal e a viagem do teatroTACS e a importância das oficinas e do FESTIMINAS para o grupo.

A apresentação de “A FESTA DO BOI ESTRELA” para o festival aconteceu dia 24 às 17 horas na praça Milton Campos. O público e os jurados sorriram muito e fomos muito elogiados, cumprimentados, parabenizados e convidados para nos apresentarmos em outras paragens. Os jurados Flávio Guarniere, Daniel Marques, Mário de Oliveira e Carlos Pimentel, disseram que acharam ótimo o jogo de improvisação do Francisco Chagah no papel do Chico. Segundo a oficineira de teatro de rua e também jurada, Ana Carneiro, “a cena do Mosquito e a Catirina é a melhor resolvida teatralmente do nosso espetáculo”. No geral o nosso trabalho foi avaliado como muito bom.

O teatroTACS ganhou o prêmio especial do Júri pelo trabalho de Educação em Saúde através do teatro. Segundo o Sr. Mário de Oliveira “o TACS mereceu esse prêmio e não tinha como nós não ganharmos esse prêmio” e que essa também era a opinião de todos os demais jurados. O Francisco Chagah recebeu também do Thomas Edson, coordenador do evento uma placa metálica homenageando os Artistas do Piauí presentes em Minas Gerais.


O teatroTACS participou ativamente de todas as atividades do Festival, assistiu a todos os espetáculos, fez apresentação extra festival, participou das oficinas, caminhou pela paz, almoçou com o prefeito de Betim Jesus Lima, trocou experiências..., e sofreu um bocado com o frio intenso que castigou muito os tacsistas do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário