há 21 anos promovendo » educação em saúde « através das artes cênicas

Respeitabelissimo público!

Uma estória a vocês vou contar / Os Artistas do TACS vão encenar
Seja aqui ou em outro lugar / Com qualquer tema a combinar.


sexta-feira, 30 de julho de 2010

COMO FOI A FESTA?

ROTEIRO DA F E S T A
dos 15 ANOS do TeatroTACS

1. DRAMATIZAÇÃO (Ineida e Jacy)
PATRÃO – Chico, tu curou meu boi?
CHICO – Não patrãozin.
PATRÃO – Pois eu poderia mandar arrancar a tua língua, Chico.
CHICO – Num faça isso não Patrãozin, Catirina gosta dela.
PATRÃO – Chico eu tô cum tanta ódia, mas tanta ódia que devia era mandar te matar de tanta ódia que eu tô de tu.
CHICO – Num me mate não que eu ainda quero comemorar os 30 anos do TACS.
PATRÃO – Hum! É um bom motivo! Então eu não vou te matar não Chico, até por quê violência gera violência.
CHICO – Graças a Deus.
PATRÃO – Mas tu vai receber uma obrigação Cabra da Molesta.
CHICO – Uma obrigação!!???
PATRÃO – Sim. Tu vai ter que fazer uma festa todo ano.
CHICO – Pra mode o quê, Patrão?
PATRÃO – Pra homenagear o meu boi estrela.
CHICO – Uma festa??!!!
PATRÃO – Isso mesmo cabra da peste, uma grande festa pra homenagear o meu boi estrela.

2. EXIBIÇÃO DE VÍDEO RELEMBRANDO A HISTÓRIA DO TeatroTACS
3. Acolhida
Francisco - BOA NOITE Comadre Edina Rodrigues
Edina - BOA NOITE Compadre Francisco Chagah
Fco / Edina - B O A  N O I T E  P L A T É I A.
Francisco - Agentes Comunitários de Saúde
Edina - Profissionais de Saúde
Francisco - Autoridades
Edina - Comunidade
Francisco - Convidados
Edina - Convidadas
Fco / Edina - SEJAM MUITO BEM VINDOS! / SEJAM MUITO BEM VINDAS!
Francisco - E para mais boas vindas, que é para não ficar nenhuma dúvida que nós estamos muito FELIZES, agradecidos e honrados pelas presenças ilustres de todos vocês aqui nesta festa! 

Edina - A coordenadora do Teatro dos ACS: Preta da Silva
Boas vindas da coordenadora.

4. DANÇA DE FORRÓ
Francisco - DJ, solta o som. Comadre Edina você gosta de dançar
Edina - Adoooorooo!
Francisco - Então vamos dançar...
Edina - Mas nós nem ensaimos.
Francisco - Isso é verdade.
Edina - Mas eu sei quem preparou algo pra gente e ensaiou bastante.
Francisco - E quem foi Comadre Edina?
Edina - Com vocês a Tacsista coreógrafa e dançarina Zenilda Sousa e o Dançarino André Lima.
DANÇA DE FORRÓ com ZENILDA E ANDRÉ LIMA

5. DANÇA DE FORRÓ
Edina - Dançar é um ótimo exercício para manter a forma física. E pelo jeito quem dança muito é você, não é Compadre.
Francisco - Eu me esforço Comadre Edina.
Edina - Compadre, será que tem mais tacsista dançarino?
Francisco - Preta, fala pra mim...
Edina - Compadre ta faltando alguma coisa aí no seu roteiro pra você precisar chamar a Preta.
Francisco - Não comadre Edina. Esta é a letra da música da próxima dança.
Edina - Isso quer dizer que vamos ter mais dança?
Francisco - Exatamente, com vocês a Tacisista dançarina
Fco / Edina - Preta da Silva e Mário....
DANÇA DE FORRÓ COM A PRETA E MÁRIO.

6. HOMENAGENS
6.1- TRÊS (03) AUTORIDADES PRINCIPAIS
Francisco - Comadre Edina você viu aí, digo você viu aqui, que a Preta tem até música em sua homenagem.
Edina - É verdade. Ela é importante. E por falar em homenagem eu acho bom a gente começar logo as nossas homenagens.
Francisco - Siga daí que eu acho que o meu roteiro está incompleto comadre Edina.
Edina - Vige compadre. Só eu num dô conta não.
Francisco - Dá sim comadre Edina, é só seguir o que está escrito aí.
Edina - Mas também não estou com a lista completa dos homenageados não. Vige, danou-se. Acho que agora está na hora de Chamar a Preta e chamar de verdade....
Preta, fala pra mim... (Demora um pouco e nada da Preta. O Francisco Chagah sai um pouco do palco e volta)
Fco / Edina - (Olham um para o outro...) Isso aqui é TEATRO...
Francisco - Comadre Edina, até eu já estava acreditando... E agora vamos ter uma homenagem especial ao TACS feita pelo Benjamim Santos...
Edina - Tudo isso só está sendo possível graças a Deus e a uma pessoa Especialíssima, aliás, a três pessoas especialíssimas.
Francisco - Eu e o TACS temos a honra de convidar até aqui ao Hall das Homenagens o Ilustríssimo Sr. José Hamilton Castelo Branco, prefeito da Parnaíba.
Edina - Eu e o TACS temos a honra de convidar até aqui ao Hall das Homenagens a Ilustríssima Senhora Doutora Ilvanete Tavares Beltão.
Fco / Edina - Nós e o TACS temos a honra de convidar até aqui ao Hall das Homenagens a Ilustríssima Senhora Enfermeira Maria Savina Marques de Souza.
Francisco - Por favor, fiquem à vontade e aguardem um pouco.

6.2- OS TACSISTAS
Edina - E agora venham até aqui por gentileza, os TACSISTAS:
- Preta da Silva,
Francisco - Edina Rodrigues
Edina - Francisco Chagah
Francisco - Ineida Maria
Edina - Jacy Luis
Francisco - Jonas Neto
Edina - Luciana Souza
Francisco - Marcilene Rocha
Edina - Renato Nascimento
Francisco - Silvana Lira
Edina - Zenilda Souza
Todos - Esta é a ATUAL FORMAÇÃO DO TACS PARNAÍBA.

6.3- OS EX TACSISTAS
Francisco - Muito mais artistas já viajaram neste TACS.
Edina - Pessoas que já pintaram o sete por aqui e ajudaram muito a comunidade com o seu trabalho de Educação em Saúde.
Francisco - Estamos falando dos Ex TACSISTAS.
Edina - E apenas com os Ex TACSISTAS daria para formar dois TACS.
Francisco - Muita gente boa passou por aqui, heim comadre Edina.
Edina - Compadre, gente boa e pessoas talentosas.
Francisco - Então sem mais delongas, por favor venham até aqui ao Hall dos Homenageados:
- Adriana Carvalho e Aparecida Cunha
Edina - Batista Oliveira e Clarisse Venâncio
Francisco - Clício Roberto e Conceição Sales
Edina - Emilson Mário e Francisca Sousa
Francisco - Genilson Silva e Hilda Lima
Edina - Ila Maria e Juarez Fontenele
Francisco - James Renee e Marta Regina
Edina - Mauricio Brito e Odete Silva
Francisco - Pedro Oliveira e Robson Jahvas
Edina - Vincent The Best e Renan Gustavo
Francisco - Vânia Oliveira
Edina - Também esteve conosco o Mário Lúcio e para receber a sua Homenagem in memoriam: sua mãe D. Creusa....
Francisco - Como está bonito o nosso Hall, e cheio de pessoas que de uma forma ou de outra se destacaram e colaboraram com o nosso TACS, colaboraram e continuam colaborando com as artes e a educação.
Edina - Compadre e tem mais gente pra ser homenageada.
Francisco - Então como o TACS está completando 15 anos, nada melhor do que Homenagearmos 15 personalidades entre colaboradores e admiradores do TACS.
Edina - Sim porque se colabora é porque acredita, se acredita logo confia.
Francisco - E já se encontram aqui dentre estas 15 personalidades: o senhor José Hamilton, a senhora Ilvanete Beltrão e a senhora Savina Marques.
Edina - E já já quem ainda não sabe vai saber porque nós destacamos estas três personalidades.
Francisco - Então, por favor, ao Hall dos as Enfermeiras instrutoras supervisoras do início do PACS e que continuam conosco:
Edilma Carvalho
Iarley Vasconcelos
Samaritana Fontenele
Socorro Candeira
Edina - Convido também as instrutoras supervisoras:
Sávia Monteiro
Liduina Lima
Francisco - Registramos que a Enfermeira Eli Lopes também foi instrutora/supervisora no início do PACS.
Edina - Homenageamos também a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania a senhora Valéria Carvalho de Castelo Branco a qual eu convido a se achegar até aqui, por favor D. Valéria... - A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Parnaíba, é uma parceira fundamental para o TACS, por favor Alice Vitória Freire Cordeiro Sampaio venha até aqui e se aprochegue...
Francisco - E também temos os parceiros do Teatro dos ACS. Por favor, venha até ao Hall dos Homenageados:
Senhor Florentino Neto
Senhora Leidiane Barros
Senhor Evalto Linhares
Edina - Compadre isto aqui é teatro. E nós não poderíamos, jamais deixarmos de homenagear um mestre nas artes cênicas. Então agora eu chamo ao palco o senhor Benjamin Santos para abrilhantar ainda mais o nosso Hall dos Homenageados. Senhor Benjamim Santos, por favor...
Francisco - E agora para entregar as placas de AGRADECIMENTO aos nossos...
Edina - Compadre dá licença, que agora eu faço questão de assumir.
Edina - E para entregar as PLACAS DE AGRADECIMENTO as três pessoas em destaque, que são as principais pessoas responsáveis pela implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Parnaíba e conseqüentemente do TACS. Eu convido o primeiro coordenador do TACS: o dramaturgo, o figurinista, o diretor, o teatrólogo, Francisco Chagah... para entregar a placa ao Senhor José Hamilton atual Prefeito de Parnaíba e também prefeito na época da formação do TACS Parnaíba.
Edina - Foi também coordenador do TACS Juarez Fontenele que eu convido para entregar a placa a Drª. Savina Marques, Coordenadora do PACS e do TACS também nos primeiros anos do TACS.
Edina - E para entregar a placa a nossa Secretária Municipal de Saúde atual Drª. Ilvanete Beltrão e também secretária no início da implantação do PACS e do TACS eu convido a atual coordenadora do TACS: Preta da Silva, pessoa determinada, dinâmica, empreendedora e que não mede esforços para conquistar seus objetivos e os objetivos também daquilo que ela assume e se propõe a colaborar. E faz tudo com muita dedicação. Por favor, Preta da Silva...

ENTREGA DAS PLACAS AOS 3 HOMENAGEADOS PRINCIPAIS

DEPOIS OS EX TACSISTAS ENTREGAM AS PLACAS ÀS 12 PERSONALIDADES

POR ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE OS TACSISTAS ENTREGAM AS PLACAS DE RECONHECIMENTO AOS EX TACSISTAS

7. EXTRA...
8. BANDA
9. PERFORMANCE ALCÓOL E DROGAS
10. PARABÉNS


Autor: Francisco Chagah


Um comentário:

  1. Ahh eu visiteio blog do tacs muito lindo e as fotos estão belissimas e parabéns pelo trabalho que voces fazem
    continue sempre assim ...
    eu desejo muitas felicidades no trabalho que voces fazem e espero que dê tudo certo e que voces tenham muitas conquistas..
    Beijos =*
    fica com Deus.Thaty

    ResponderExcluir