há 21 anos promovendo » educação em saúde « através das artes cênicas

Respeitabelissimo público!

Uma estória a vocês vou contar / Os Artistas do TACS vão encenar
Seja aqui ou em outro lugar / Com qualquer tema a combinar.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

...rumo a Capital do Brasil.


E lá vamos nós outra vez, agora um ano depois da nossa formação e pra outra capital, agora a do Brasil.
De 02 a 06 de setembro de 1996 o TACS Parnaíba, convidado pela SESAPI, participou da 10ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) em Brasília DF.
No dia 02 de setembro de 1996 o grupo embarcou do aeroporto de Teresina, rumo a Capital do Brasil: Brasília no Distrito Federal para outra jornada educativa em saúde com a Francisca Sousa como a responsável pelo grupo durante a viagem e ausência do Chagah. Este teve que viajar antes com o grupo de delegados do Piauí, por ser Delegado na 10ª CNS representante dos ACS do Piauí, aliás, vale ressaltar que a disputa para esta vaga foi acirradíssima.
Na terça-feira no início da noite na CONTAG, onde os meninos do grupo estão alojados fizemos um ensaio da peça A Festa do Boi Estrela para o Wellington analisar como estava o nosso trabalho. O elenco era o seguinte: Francisco Chagah – Chico, Ila – Catirina, Hilda – Delegado, Edina – Coronel Patrão, Conceição – Mané, Clarice – Menino, Silvana – Vírus, Francisca – ACS, Emilson – Médico, Juarez – Palhaço e Odete – Macumbeira. No início tinha pouca gente mas depois da metade pro final já tinha muita gente assistindo a gente. Após uma avaliação o Chagah fez algumas alterações para melhorar a dinâmica e conteúdo peça. Este ensaio foi até depois da meia noite, 1 hora da manhã aproximadamente.
No dia 04 de setembro o TACS apresentou A Festa do Boi Estrela na 10ª CNS. A participação da platéia foi ótima e tinha muita gente assistindo. O público simplesmente adorou esta apresentação, recebemos muitos elogios e o Chagah foi muito cumprimentado pela sua atuação e trabalho. Várias pessoas pediram o texto desta peça. A peça Aids Hereditária era pra ser apresentada em Colégios, mas não foi possível já que um dos papéis principais era o Chagah que fazia, e ele como delegado não podia deixar os trabalhos de grupo, pois tinha muita coisa importante para ser discutido e aprovado nesta CNS como, por exemplo, a criação e regulamentação da categoria trabalhista dos ACS e seus direitos. Como de fato no dia 06 foi aprovada esta proposta na plenária final da 10ª CNS, que era um dos principais objetivos do Chagah nesta conferência. Portanto tarefa cumprida.
No dia 06 no intervalo do almoço apresentamos novamente A Festa do Boi Estrela. No início tinha pouca gente mas depois lotou e esta apresentação foi espetacular. Um cara do Maranhão que estava na platéia participou o tempo todo interagindo com o Chico e com os demais personagens durante toda a apresentação, e deu um show de interpretação. A participação deste cara, e da platéia que aumentou muito foram ótimas. As pessoas até pensaram que o cara do Maranhão fosse ator do grupo de tão boa que foi a sua participação. Foi uma das apresentações mais longas e melhores do TACS. Esta apresentação foi tão boa que ninguém arredava o pé, muito pelo contrário cada vez chegava mais gente para assistir a gente. Depois todos queriam tirar foto da gente e com a gente. O TACS foi muitíssimo elogiado. Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário