Os ACS de Parnaíba: Chagah, Clarisse, Conceição, Edina, Emilson, Francisca, Hilda, Ila, Juarez, Odete, Pedro, Renee, Silvana e Zenilda, foram capacitados na OFICIANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, realizada de 10 a 14 de julho de 1995 em Parnaíba Piauí Brasil.
Desta oficina surgiu um texto sobre a Lenda do Boi, enfocando o pré-natal e a importância das vacinas. Dentre os nomes sugeridos para o grupo: GTI; UTI; TROS; GITACS; TACS, este foi o escolhido com 77% dos votos. Tudo ocorria dentro do programado quando no quarto dia o inesperado aconteceu e colocou o ainda não formado grupo à prova. A apresentação que estava marcada para o dia seguinte 14 foi antecipada de última hora para 13 às 17h30. “Gente, gente, foi um corre-corre, um alvoroço”. O nosso Diretor Wellington achou que não daria, mas o pessoal do grupo disse que já estava acostumado com improvisos e daria para o grupo se apresentar sim, até pra não deixar a equipe na mão. Então todos os recursos disponíveis foram utilizados e todos se empenharam ao máximo para preparar os detalhes finais do espetáculo, inclusive, pedir um boi emprestado no Bairro Catanduvas, pois não tinha dado tempo fazer o do TACS. Fizemos um ensaio geral momentos antes da apresentação que aconteceu no SESI Avenida Presidente Vargas como parte do SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE com as autoridades da Saúde do Estado do Piauí. A platéia participou ativamente do espetáculo. O Grupo foi muito elogiado. No encerramento do Seminário, o Chagah entrou no palco como Chico e depois se transformou no ACS e agradeceu a toda a equipe pelo nosso treinamento e também ao Secretário Estadual de Saúde. No último dia 14 foi escolhido o Chagah como líder/coordenador do TACS. A tarde foi apresentada A Festa do Boi Estrela na praça Santo Antonio. O encerramento deste treinamento aconteceu em uma confraternização na Praia do Coqueiro, Luis Correia, Piauí, Brasil.
Os ACS que já faziam algum tipo de “arte” para facilitar o seu trabalho na comunidade, pois queriam algo atrativo e menos monótono desvinculado das didáticas tradicionais de repasse das informações que a profissão exigia, foram treinados (1995) para dinamizar o repasse das informações de Educação em Saúde através das artes cênicas. Assim surgiu o TACS – Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde de Parnaíba, para levar Educação em Saúde com arte à população.
RESUMO ATUALIZADO
Os ACS que já faziam algum tipo de “arte” para
facilitar o seu trabalho na comunidade, em busca de algo mais atrativo e menos
monótono e desvinculado das didáticas tradicionais de repasse das informações
que a profissão exigia, foram capacitados para dinamizar o repasse dessas
informações de Educação em Saúde através das artes cênicas(1995). Surgiu o TACS
– Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde. Em 2010 foi constituída a
Associação TACS Parnaíba que em 2014 para adequações jurídicas foi renomeado:
Teatro de Artes Cênicas em Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário